Tipos de finais para o teu livro
Não sabes que final dar ao teu livro? Descobre os 7 melhores finais e escolhe o teu!
Final feliz
Este é um final popular e satisfatório onde todos os conflitos são resolvidos e as personagens principais atingem os seus objetivos. Deixa os leitores com uma sensação de alegria, esperança e realização.
Final trágico
Envolve a morte ou fracasso do protagonista ou das personagens principais. Tende a evocar emoções fortes e deixar os leitores com um sentimento de tristeza ou perda. Este final é, geralmente, o mais marcante, no entanto deve fazer sentido para ter o efeito pretendido.
Final agridoce
Combina elementos de felicidade e tristeza. Pode envolver a resolução de alguns conflitos, mas a um custo ou sacrifício. Pode invocar emoções confusas nos leitores. Vai certamente a dar um final marcante ao livro.
Final aberto
O final aberto deixa alguns elementos sem solução, permitindo aos leitores interpretarem e imaginarem o que pode acontecer depois. Pode haver ou não um livro a continuar a história.
Reviravolta
Envolve uma revelação surpreendente ou uma reviravolta inesperada que choca os leitores. É o melhor tipo de final quando se trata de uma coleção.
Suspense
Deixa os leitores interessados devido a uma grande revelação ou conflito não resolvido. É frequentemente usada em coleções para atrair os leitores a continuar com o próximo volume.
Final circular
Um final circular traz a história de volta ao seu início, dando uma sensação de fechamento e simetria. Pode mostrar o crescimento da personagem e/ou reforçar os temas explorados ao longo da narrativa.
